I20.4 Número de alunos com necessidades especiais de educação a frequentarem escolas regulares de ensino, segundo as NUTS II, por nível de educação/ensino e ano de escolaridade, no Continente (2010/11; 2012/13 a 2017/18)
I20.4 Número de alunos com necessidades especiais de educação a frequentarem escolas regulares de ensino, segundo as NUTS II, por nível de educação/ensino e ano de escolaridade, no Continente (2010/11; 2012/13 a 2017/18)
                           
Ano Letivo Nível de educação/ensino e ano de escolaridade Continente NUTS II
Norte Centro A.M.Lisboa Alentejo Algarve
N %  N %  N %  N %  N %  N % 
2010/11 Total 45 395 100% 13 783 30% 12 263 27% 13 289 29% 4 357 10% 1 703 4%
Educação pré-escolar 2 526 6%  919 36%  631 25%  674 27%  192 8%  110 4%
Ensino básico 39 872 88% 12 028 30% 10 762 27% 11 660 29% 3 922 10% 1 500 4%
1.º ciclo 15 487 34% 4 470 29% 3 859 25% 4 940 32% 1 610 10%  608 4%
1.º ano 1 878 4%  610 32%  438 23%  612 33%  155 8%  63 3%
2.º ano 3 528 8%  954 27%  964 27% 1 109 31%  385 11%  116 3%
3.º ano 4 416 10% 1 219 28% 1 102 25% 1 436 33%  478 11%  181 4%
4.º ano 5 665 12% 1 687 30% 1 355 24% 1 783 31%  592 10%  248 4%
2.º ciclo 11 432 25% 3 433 30% 3 118 27% 3 360 29% 1 109 10%  412 4%
5.º ano 5 631 12% 1 652 29% 1 494 27% 1 747 31%  533 9%  205 4%
6.º ano 5 801 13% 1 781 31% 1 624 28% 1 613 28%  576 10%  207 4%
3.º ciclo 12 953 29% 4 125 32% 3 785 29% 3 360 26% 1 203 9%  480 4%
7.º ano 5 320 12% 1 657 31% 1 566 29% 1 386 26%  511 10%  200 4%
8.º ano 4 110 9% 1 280 31% 1 224 30% 1 092 27%  355 9%  159 4%
9.º ano 3 523 8% 1 188 34%  995 28%  882 25%  337 10%  121 3%
Ensino secundário 2 997 7%  836 28%  870 29%  955 32%  243 8%  93 3%
10.º ano 1 284 3%  371 29%  393 31%  387 30%  101 8%  32 2%
11.º ano  964 2%  259 27%  262 27%  325 34%  92 10%  26 3%
12.º ano  749 2%  206 28%  215 29%  243 32%  50 7%  35 5%
2012/13 Total 60 756 100% 17 507 29% 16 764 28% 17 555 29% 6 067 10% 2 863 5%
Educação pré-escolar 2 679 4%  931 35%  627 23%  795 30%  214 8%  112 4%
Ensino básico 52 651 87% 15 138 29% 14 473 27% 15 223 29% 5 371 10% 2 446 5%
1.º ciclo 19 476 32% 5 550 28% 4 900 25% 6 100 31% 2 044 10%  882 5%
1.º ano 2 350 4%  745 32%  553 24%  741 32%  231 10%  80 3%
2.º ano 5 039 8% 1 455 29% 1 256 25% 1 515 30%  567 11%  246 5%
3.º ano 5 174 9% 1 409 27% 1 357 26% 1 654 32%  527 10%  227 4%
4.º ano 6 913 11% 1 941 28% 1 734 25% 2 190 32%  719 10%  329 5%
2.º ciclo 14 673 24% 4 090 28% 4 065 28% 4 240 29% 1 547 11%  731 5%
5.º ano 6 979 11% 1 937 28% 1 956 28% 2 004 29%  735 11%  347 5%
6.º ano 7 694 13% 2 153 28% 2 109 27% 2 236 29%  812 11%  384 5%
3.º ciclo 18 502 30% 5 498 30% 5 508 30% 4 883 26% 1 780 10%  833 5%
7.º ano 7 009 12% 2 009 29% 2 039 29% 1 964 28%  688 10%  309 4%
8.º ano 6 135 10% 1 718 28% 1 938 32% 1 605 26%  606 10%  268 4%
9.º ano 5 358 9% 1 771 33% 1 531 29% 1 314 25%  486 9%  256 5%
Ensino secundário 5 426 9% 1 438 27% 1 664 31% 1 537 28%  482 9%  305 6%
10.º ano 2 721 4%  751 28%  845 31%  725 27%  238 9%  162 6%
11.º ano 1 531 3%  372 24%  449 29%  462 30%  159 10%  89 6%
12.º ano 1 174 2%  315 27%  370 32%  350 30%  85 7%  54 5%
2013/14 Total 63 657 100% 17 934 28% 17 880 28% 18 772 29% 6 003 9% 3 068 5%
Educação pré-escolar 2 450 4%  829 34%  568 23%  800 33%  170 7%  83 3%
Ensino básico 54 496 86% 15 184 28% 15 208 28% 16 192 30% 5 303 10% 2 609 5%
1.º ciclo 19 335 30% 5 404 28% 4 989 26% 6 143 32% 1 884 10%  915 5%
1.º ano 2 206 3%  672 30%  535 24%  731 33%  169 8%  99 4%
2.º ano 5 168 8% 1 437 28% 1 289 25% 1 658 32%  548 11%  236 5%
3.º ano 5 471 9% 1 474 27% 1 418 26% 1 763 32%  557 10%  259 5%
4.º ano 6 490 10% 1 821 28% 1 747 27% 1 991 31%  610 9%  321 5%
2.º ciclo 15 657 25% 4 264 27% 4 403 28% 4 609 29% 1 605 10%  776 5%
5.º ano 7 660 12% 2 006 26% 2 086 27% 2 368 31%  822 11%  378 5%
6.º ano 7 997 13% 2 258 28% 2 317 29% 2 241 28%  783 10%  398 5%
3.º ciclo 19 504 31% 5 516 28% 5 816 30% 5 440 28% 1 814 9%  918 5%
7.º ano 7 275 12% 2 055 28% 2 030 28% 2 102 29%  724 10%  364 5%
8.º ano 6 345 10% 1 745 28% 1 999 32% 1 750 28%  576 9%  275 4%
9.º ano 5 884 9% 1 716 29% 1 787 30% 1 588 27%  514 9%  279 5%
Ensino secundário 6 711 10% 1 921 29% 2 104 31% 1 780 27%  530 8%  376 6%
10.º ano 3 283 5%  996 30% 1 024 31%  802 24%  275 8%  186 6%
11.º ano 2 043 3%  562 28%  656 32%  558 27%  152 7%  115 6%
12.º ano 1 385 2%  363 26%  424 31%  420 30%  103 7%  75 5%
2014/15 Total 75 193 100% 20 882 28% 20 390 27% 23 428 31% 6 857 9% 3 636 5%
Educação pré-escolar 3 975 5% 1 281 32%  897 23% 1 373 35%  306 8%  118 3%
Ensino básico 62 160 83% 17 020 27% 16 550 27% 19 712 32% 5 871 9% 3 007 5%
1.º ciclo 22 716 30% 6 177 27% 5 525 24% 7 681 34% 2 226 10% 1 107 5%
1.º ano 2 418 3%  748 31%  494 20%  803 33%  233 10%  140 6%
2.º ano 6 161 8% 1 603 26% 1 560 25% 2 095 34%  608 10%  295 5%
3.º ano 6 576 9% 1 792 27% 1 631 25% 2 190 33%  658 10%  305 5%
4.º ano 7 561 10% 2 034 27% 1 840 24% 2 593 34%  727 10%  367 5%
2.º ciclo 17 463 23% 4 595 26% 4 762 27% 5 570 32% 1 646 9%  890 5%
5.º ano 8 292 11% 2 178 26% 2 250 27% 2 683 32%  761 9%  420 5%
6.º ano 9 171 12% 2 417 26% 2 512 27% 2 887 31%  885 10%  470 5%
3.º ciclo 21 981 29% 6 248 28% 6 263 28% 6 461 29% 1 999 9% 1 010 5%
7.º ano 8 082 11% 2 298 28% 2 277 28% 2 363 29%  754 9%  390 5%
8.º ano 7 048 9% 1 962 28% 1 995 28% 2 082 30%  672 10%  337 5%
9.º ano 6 851 9% 1 988 29% 1 991 29% 2 016 29%  573 8%  283 4%
Ensino secundário 9 058 12% 2 581 28% 2 943 32% 2 343 26%  680 8%  511 6%
10.º ano 4 195 6% 1 183 28% 1 349 32% 1 076 26%  336 8%  251 6%
11.º ano 2 895 4%  860 30%  955 33%  710 25%  208 7%  162 6%
12.º ano 1 968 3%  538 27%  639 32%  557 28%  136 7%  98 5%
2015/16 Total 78 175 100% 21 666 28% 21 099 27% 24 599 31% 7 066 9% 3 745 5%
Educação pré-escolar 3 573 5% 1 149 32%  726 20% 1 359 38%  231 6%  108 3%
Ensino básico 63 540 81% 17 388 27% 16 767 26% 20 320 32% 6 002 9% 3 063 5%
1.º ciclo 21 759 28% 5 968 27% 5 267 24% 7 381 34% 2 092 10% 1 051 5%
1.º ano 2 197 3%  673 31%  498 23%  738 34%  204 9%  84 4%
2.º ano 5 303 7% 1 452 27% 1 226 23% 1 810 34%  537 10%  278 5%
3.º ano 6 579 8% 1 741 26% 1 624 25% 2 263 34%  611 9%  340 5%
4.º ano 7 680 10% 2 102 27% 1 919 25% 2 570 33%  740 10%  349 5%
2.º ciclo 17 509 22% 4 644 27% 4 621 26% 5 720 33% 1 676 10%  848 5%
5.º ano 8 539 11% 2 233 26% 2 168 25% 2 877 34%  829 10%  432 5%
6.º ano 8 970 11% 2 411 27% 2 453 27% 2 843 32%  847 9%  416 5%
3.º ciclo 24 272 31% 6 776 28% 6 879 28% 7 219 30% 2 234 9% 1 164 5%
7.º ano 9 100 12% 2 458 27% 2 500 27% 2 835 31%  829 9%  478 5%
8.º ano 7 770 10% 2 167 28% 2 269 29% 2 238 29%  738 9%  358 5%
9.º ano 7 402 9% 2 151 29% 2 110 29% 2 146 29%  667 9%  328 4%
Ensino secundário 11 062 14% 3 129 28% 3 606 33% 2 920 26%  833 8%  574 5%
10.º ano 4 965 6% 1 394 28% 1 577 32% 1 377 28%  376 8%  241 5%
11.º ano 3 481 4% 1 012 29% 1 155 33%  875 25%  244 7%  195 6%
12.º ano 2 580 3%  723 28%  874 34%  668 26%  177 7%  138 5%
2016/17 Total 81 672 100% 22 507 28% 21 672 27% 26 090 32% 7 434 9% 3 969 5%
Educação pré-escolar 3 463 4% 1 093 32%  601 17% 1 409 41%  244 7%  116 3%
Ensino básico 65 132 80% 17 753 27% 16 797 26% 21 220 33% 6 155 9% 3 207 5%
1.º ciclo 21 214 26% 5 757 27% 5 017 24% 7 414 35% 1 997 9% 1 029 5%
1.º ano 2 176 3%  618 28%  508 23%  770 35%  193 9%  87 4%
2.º ano 4 926 6% 1 323 27% 1 191 24% 1 662 34%  512 10%  238 5%
3.º ano 6 239 8% 1 704 27% 1 397 22% 2 220 36%  593 10%  325 5%
4.º ano 7 873 10% 2 112 27% 1 921 24% 2 762 35%  699 9%  379 5%
2.º ciclo 17 816 22% 4 752 27% 4 563 26% 5 868 33% 1 741 10%  892 5%
5.º ano 8 651 11% 2 256 26% 2 197 25% 2 912 34%  845 10%  441 5%
6.º ano 9 165 11% 2 496 27% 2 366 26% 2 956 32%  896 10%  451 5%
3.º ciclo 26 102 32% 7 244 28% 7 217 28% 7 938 30% 2 417 9% 1 286 5%
7.º ano 9 544 12% 2 564 27% 2 622 27% 2 999 31%  912 10%  447 5%
8.º ano 8 555 10% 2 332 27% 2 362 28% 2 642 31%  765 9%  454 5%
9.º ano 8 003 10% 2 348 29% 2 233 28% 2 297 29%  740 9%  385 5%
Ensino secundário 13 077 16% 3 661 28% 4 274 33% 3 461 26% 1 035 8%  646 5%
10.º ano 5 775 7% 1 598 28% 1 839 32% 1 564 27%  488 8%  286 5%
11.º ano 4 110 5% 1 173 29% 1 355 33% 1 069 26%  317 8%  196 5%
12.º ano 3 192 4%  890 28% 1 080 34%  828 26%  230 7%  164 5%
2017/18 Total 87 039 100% 23 550 27% 22 836 26% 28 405 33% 7 959 9% 4 289 5%
Educação pré-escolar 3 559 4% 1 074 30%  589 17% 1 486 42%  254 7%  156 4%
Ensino básico 68 465 79% 18 258 27% 17 506 26% 22 817 33% 6 517 10% 3 367 5%
1.º ciclo 21 426 25% 5 746 27% 4 997 23% 7 586 35% 2 081 10% 1 016 5%
1.º ano 2 295 3%  645 28%  473 21%  887 39%  203 9%  87 4%
2.º ano 4 709 5% 1 213 26% 1 181 25% 1 587 34%  499 11%  229 5%
3.º ano 6 571 8% 1 774 27% 1 518 23% 2 309 35%  664 10%  306 5%
4.º ano 7 851 9% 2 114 27% 1 825 23% 2 803 36%  715 9%  394 5%
2.º ciclo 18 757 22% 4 823 26% 4 814 26% 6 350 34% 1 798 10%  972 5%
5.º ano 9 045 10% 2 278 25% 2 273 25% 3 183 35%  855 9%  456 5%
6.º ano 9 712 11% 2 545 26% 2 541 26% 3 167 33%  943 10%  516 5%
3.º ciclo 28 282 32% 7 689 27% 7 695 27% 8 881 31% 2 638 9% 1 379 5%
7.º ano 10 120 12% 2 682 27% 2 681 26% 3 278 32%  980 10%  499 5%
8.º ano 9 377 11% 2 593 28% 2 632 28% 2 866 31%  866 9%  420 4%
9.º ano 8 785 10% 2 414 27% 2 382 27% 2 737 31%  792 9%  460 5%
Ensino secundário 15 015 17% 4 218 28% 4 741 32% 4 102 27% 1 188 8%  766 5%
10.º ano 6 560 8% 1 798 27% 2 030 31% 1 821 28%  538 8%  373 6%
11.º ano 4 784 5% 1 374 29% 1 513 32% 1 285 27%  386 8%  226 5%
12.º ano 3 671 4% 1 046 28% 1 198 33%  996 27%  264 7%  167 5%
Fonte: DGEEC                          

Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II


Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II e nível de educação/ensino (2010/11)


Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II e nível de educação/ensino (2012/13)


Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II e nível de educação/ensino (2013/14)


Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II e nível de educação/ensino (2014/15)


Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II e nível de educação/ensino (2015/16)


Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II e nível de educação/ensino (2016/17)


Percentagem de alunos com NEE a frequentarem escolas regulares, por NUTS II e nível de educação/ensino (2017/18)

Fonte: DGEEC - Dados compilados em fevereiro de 2019